Grande aceitação do público presente na primeira edição realizada no sábado dia 17 anos, evento tem sua próxima edição confirmada para 2020.
Lugar de homem também é na cozinha! E com objetivo de ajudar instituições assistenciais! A promoção da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) mostrou que eles podem manusear panelas e apresentar bons e saborosos pratos. Quem esteve no sábado à noite, 17 de agosto, no Recanto São Vicente de Paulo, participando do evento “Homens na Cozinha” constatou o empenho dos “40 cozinheiros” distribuídos em 10 cozinhas preparando saborosas receitas. O resultado da iniciativa foi um grande sucesso, pois a comunidade carazinhense participou e, aplaudiu, garantindo a sua continuidade.
A CDL resolveu colocar em prática em Carazinho, uma ideia criada em Caxias do Sul, em 2002, que une gastronomia e solidariedade. O presidente Zani da Costa Santos explica que desde que era vice-presidente da entidade, tinha em mente o propósito de realizar o “Homens na Cozinha”, que junta empresas (independente de tamanho), pessoas físicas e sociedade em benefício de instituições assistenciais. Para Zani, fazer o social é papel da entidade, e o primeiro projeto que a CDL realiza tem o objetivo de entrelaçar todos os participantes numa corrente do bem. Ao ser classificado de corajoso, por muitos presentes, pois além de trabalhoso, não é nada fácil mobilizar tantos voluntários para trabalhar, ele salienta que há mais de dois anos vem pesquisando com muito carinho e dedicação sobre o projeto. Mas sente-se recompensado, pois todas as expectativas foram ultrapassadas.
Dez Cozinhas
Os convidados tiveram o privilégio de degustar pratos diferenciados realizados em 10 cozinhas onde somente homens puderam vestir o avental e o chapéu de cozinheiro. Cada cozinha era composta por no máximo três empresas e somente quatro representantes puderam colocar a mão na massa, na carne, nos legumes, suaram e mostraram seus talentos culinários. Inclusive o prefeito Milton Schmitz fez questão que uma cozinha fosse pilotada por ele e alguns secretários, para mostrar o apoio do Executivo Municipal ao evento. O empresário Paulo Zanferrari, dos Supermercados Economia e E-Atacarejo integrante da Cozinha 3, expressou o que todos os demais cozinheiros diziam: “É sucesso, o segundo vai ser maior”. Com a cozinha 10, Gian Pedroso se fez presente. O vereador fez questão de se arriscar entre as panelas, pois não poderia deixar de participar de um evento solidário que irá auxiliar a comunidade de Carazinho.
Entusiasmo dos cozinheiros
O ex-presidente da CDL, Leandro Walber lembra que há dez anos a entidade de Caxias do Sul queria que Carazinho também fizesse a iniciativa. “Além de muito trabalhoso, naquela época não teríamos este entrosamento, nem receptividade para fazer um evento deste tamanho. Para ele, que participava da Cozinha da CDL, era preciso um amadurecimento geral. O também ex-presidente da CDL, Amilton Moura, da Cozinha 9, fazia questão de salientar que depois do primeiro, ninguém poderia segurar os demais. Entusiasmado também estava o Chef Felipe Borchardt, pois íntimo das panelas, pela primeira tinha um grande público para servir. “É um espetáculo”, afirmou.
Ousadia
O idealizador do “Homens na Cozinha”, Nelson Lisot juntamente com o presidente da CDL, Ivonei Pioner fizeram parte da comitiva de Caxias do Sul que esteve prestigiando o evento. Para a presidente da OAB Subsecção de Carazinho, Sandra Zimmer, a noite foi maravilhosa, e tudo foi consequência da ousadia e empreendedorismo do presidente da CDL Carazinho e sua equipe. Para Agostinho Prado, da Plantiagro, empresa patrocinadora do evento, assim como para muitos participantes, a novidade da iniciativa, que só vai somar para a comunidade, para o município, para as entidades, foi muito positiva. O presidente da ACIC, Cássiano Vailatti, falou da importância de ter um evento de confraternização entre as pessoas em prol do beneficente. “Todos ajudando as instituições assistenciais”.
Novo formato
Para o empresário Luciano Baumgardt, proprietário da Baumgardt Comunicação e Eventos, empresa que estava na organização geral da noite, ao lado da CDL Carazinho, o evento agradou por trazer um formato diferente com novos sabores, “nossa sociedade gosta de novidades, e ao apresentarmos o Homens na Cozinha, em primeiro momento alguns não entenderam, já outros foram muito receptivos e de imediato estiveram ao nosso lado. Tenho certeza que após esta noite, Carazinho vai desejar o Homens na Cozinha, todos os anos”, conclui o organizador.
2º edição garantida
Para o médico Adolfo Gibbon, do Instituto de Radiologia de Carazinho, toda a proposta para unir as pessoas, a sociedade em prol de uma boa causa, isto é, ajudar as instituições assistenciais merece aplausos e continuidade. O presidente em exercício do Sindilojas, Ádel Tamimi parabenizou o presidente Zani da CDL, pelo mesmo ter tido coragem de abraçar um evento tão grandioso e trabalhoso. O presidente do Sindicato Rural, Leomar Tombini, também parabenizou Zani, pois sabe das dificuldades que um dirigente de entidade enfrenta. Ao mesmo tempo, pede para a comunidade permanecer unida para dar apoio as futuras edições que virão.
Valorização do Idoso
O patrocinador master do “Homens na Cozinha”, o casal Martha e Francisco Matiotti, proprietários do Hotel Plaza-Sul ressaltaram que decidiram pelo patrocínio porque o evento se realizaria no Recanto São Vicente de Paulo, um tradicional local de cuidado com os idosos. Para eles, mais do que nunca é preciso valorizar as pessoas com mais idade, não deixá-las de lado pois já apresentam alguma dificuldade ou física ou intelectual, mas incluí-las na rotina familiar, tratando-as com respeito, amor e carinho.
Patrocinadores
O evento contou com patrocínio do casal Matha e Francisco Matiotti, Hotel Plaza Sul, Construtora Josué, Sicredi Cooperação RS/SC, Schuster & Medeiros, SM Construções, Universidade de Passo Fundo –UPF, Usina Boa Vista, Plantiagro e Carazinho Veículos.
Apoiadores
Um evento desta grandiosidade que envolveu mais de 600 pessoas contou com o apoio de muitos profissionais como: do decorador Fabiano Marcondes, Supermercados Economia, da mestre de cerimônias Taís Rissotto, da Bier Site, Luigi Pizzas, Tubo Gelo, Ativa Recursos Humanos, água mineral Valle Azul, Mekal Super Limpo, Grupo Falcon e HD Vídeo Carazinho.
Cozinhas x Cozinheiros
O evento contou com 10 cozinhas diferentes que apresentaram pratos distintos, confira quem foram as cozinhas, e seus cozinheiros:
Cozinha 1
ACIC e OAB
Cardápio
Risoto de embutidos e pinhão
Cozinheiros
Douglas Edoardo Müller, Hélio Büllau, Luis Roberto Barp e Tiago Neuwald
Cozinha 2
CDL
Cardápio
Escondidinho de cordeiro (ragú de cordeiro, dueto de raízes e farofa de bijú)
Cozinheiros
Cláudio Hoffmann, Evandro Zanolla, Leandro Walber e Zani da Costa Santos
Cozinha 3
Supermercados Economia e E-Atacarejo
Cardápio
Risoto de tomate defumado, com medalhão de filé, molho gorgonzola e crocante de amêndoas
Cozinheiros
Alisson Moreira de Andrade, Felipe Borchardt, Jonatã Giacomelli e Paulo Zanferrari
Cozinha 4
Executivo Municipal
Cardápio
Porqueta com Risoto de limão Siciliano
Cozinheiros
Dêninson Pauletto da Costa, Gustavo Viapiana, Jorge Dutra e Milton Schmitz
Cozinha 5
Usina Boa Vista
Cardápio
Filé Migon defumado em postas ao molho madeira com champignon e especiarias, Pave de Aipim com carne de sol, Primavera Selvagem e Porção de salada crocante.
Cozinheiros
Edinho Souza, Calos Gilberto de Oliveira, Waldemar Luckmeier e Douglas Silva Bertolo
Cozinha 6
Seanet Telecom
Cardápio
Caldeirada de Frutos do Mar
Cozinheiros
André Almeida, Cristiano Martins, Fabiano Hauschild e Felipe Lima Hauschild
Cozinha 7
SOCQ
Cardápio
Filé mignon suíno envolto em bacon, marinado na cerveja artesanal com acompanhamentos à moda SOCQ
Cozinheiros
Darci Vedana, Márcio Motta, Gustavo Weber e Odacir da Cruz
Cozinha 8
Tecnomix, Triunfante e Viccenzo’s
Cardápio
Fettuccine aos Quatro Queijos com Filé e Salada a moda Viccenzo’s
Cozinheiros
Everton Fontana, Rodrigo dos Santos Maria, Volmar Beneduzi e Gustavo Zanatta Borth
Cozinha 9
Maçonaria Unidade de Carazinho
Cardápio
Salmão aos 4 queijos deitado na espumante brut com tortelline de ricota e nozes
Cozinheiros
Amilton de Moura, Daniel Gibbon, Delmar Cardoso e José Maurício Leal
Cozinha 10
GP Automóveis e Hooks Bowling Bar
Cardápio
Batata soute ao pesto, Arroz agridoce, Maminha de gado flambada ao molho caracu e Porção de salada de folhas à Califórnia
Cozinheiros
Gian Pedroso, Sérgio Cornélio, José Portela e Jorge Gerke
Entidades
As entidades assistências que desejavam receber as verbas do lucro do evento, precisaram inscrever projetos, os quais serão analisados por uma comissão composta por membros da diretoria da CDL Carazinho, inscreveram projetos: ACADEV, CETRAT, Recanto São Vicente de Paulo, Yacamin, APAE, Liga Feminina de Combate ao Câncer e CTG Rincão Serrano. A previsão é que, dentro de 30 dias serão divulgados e entregues os valores de acordo com os projetos inscritos.
Por Luciano Baumgardt (Reg. Prof. 18.014DRT/RS) e Luiza Zerwes (Reg. Prof. 5.271 DRT/RS)
Fotos Daniel Tatsch